Amor incondicional. É por isso que os cães são famosos e o que sempre dizemos quando descrevemos o que eles sentem por seus donos. No entanto, isso não significa felicidade. Seu cachorro é realmente feliz ou você apenas imagina isso? Acredite ou não, essa é uma pergunta que todo dono de um cachorro deve perguntar a si mesmo. Então pergunte-se: Como você sabe quando seu cachorro está feliz?
Os cães sentem emoções semelhantes às nossas, mas não conseguem expressá-las como nós. Eles mostram seus sentimentos através da linguagem corporal , comportamento e até saúde. E acredite ou não, existem sinais específicos que indicam a felicidade do cão. Sendo assim a Focinhos & Lacinhos separou 10 sinais de que seu cão é feliz.
10 sinais seu cão está feliz
Seus olhos e pálpebras estão relaxados, ele pisca muito, seu olhar é suave e sua testa não está franzida. Suas orelhas também estão relaxados, não puxadas para trás ou tensas com o estado de alerta. Sua boca está parcialmente aberta, com alguns dentes visíveis (mas não à mostra), sua língua pode estar pendurada e ele pode até parecer estar sorrindo.
Ele(a) está mantendo seu corpo em uma postura relaxada, descontraída, com a cabeça erguida, cauda relaxada e postura confiante. Ele(a) está abanando o rabo alto e com tanta alegria que todo o seu corpo está se mexendo.
Ele(a) não tem comportamentos destrutivos, mesmo quando está sozinho em casa. Cães felizes geralmente recebem bastante estímulo físico e mental. Cães entediados, sub-exercitados e sub-estimulados são mais propensos a se tornarem destrutivos, junto com cães que sofrem de ansiedade de separação.
Ele(a) gosta de brincar. Cães felizes estão sempre prontos para um jogo, uma caminhada ou um passeio no carro. Uma vez que o exercício e a brincadeira são tão naturais para os cães, se o seu companheiro canino não parece interessado, ele(a) pode estar lidando com alguma dor ou uma doença, e é hora de marcar uma consulta com seu veterinário.
Ele(a) está de barriga para cima e a língua para fora. Cães felizes tendem a mostrar suas barrigas e línguas enquanto se contorcem de costas. As exibições felizes da barriga são diferentes dos rolos de barriga submissa nos quais a boca do cão é geralmente fechada e o corpo rígido.
Seu apetite é bom, o que indica que ele(a) está feliz e se sentindo bem fisicamente. Uma diminuição notável (ou aumento) no apetite do seu animal de estimação pode ser um sintoma de uma condição subjacente.
Ele(a) está feliz latindo. Alguns cães raramente latem, mas aqueles que tendem a ter um latido mais agudo quando estão felizes, geralmente não duram muito.
Ele(a) arqueia o corpo. Muitos cães felizes levantam suas costas no ar e abaixam seus peitos para o chão como um convite para brincar com seu humano favorito ou com um amigo canino.
Ele(a) se inclinam para você em busca de contato corporal. Um cão feliz geralmente fará isso esperando você acariciá-lo e se apoiará ou manterá contato com seu corpo sempre que a oportunidade se apresentar.
Ele(a) está feliz em ver você. Cães felizes ficam, sem falhar, excitados em ver seus humanos entrarem pela porta, mesmo que o humano tenha apenas saído por um minuto para checar o tempo.
É claro que fatores como raça, idade e saúde podem afetar o comportamento do seu cão. E, claro, a personalidade de base do seu cão desempenha um papel em como eles expressam felicidade! Por isso não existe muitas regras. Mas as citadas acima servem como parâmetro.
Como tornar seu cão ainda mais feliz
A melhor maneira de manter um cão feliz é simplesmente suprir suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais. Certifique-se de que eles tenham uma dieta saudável, uma quantidade adequada de exercícios , estimulação mental suficiente e muito amor e carinho.
Outra maneira de garantir a felicidade do seu cão é cuidar do si próprio! Além de experimentar emoções próprias, os cães reagem ao nosso humor. Quanto mais saudável e mais conteúdo você mantiver, mais confortável e contente o seu cão também estará.
Finalmente, lembre-se que a "felicidade" é apenas uma das muitas emoções que seu cão é capaz de sentir. É importante prestar atenção às dicas emocionais de seu cão, já que mudanças na linguagem corporal ou no comportamento podem indicar estresse emocional, desconforto físico ou doença. Mas também é importante permitir variações no humor.
Afinal, todo mundo fica irritado de vez em quando. Desde que o seu cão esteja geralmente saudável, confortável e bem cuidado, você pode descansar para garantir que ele esteja feliz, não importa como ele o mostre.